terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reprodução


- Fecundação interna;

- Fêmea receptiva geralmente levanta a cauda e a inclina para o lado e o macho responde pressionando a região cloacal contra a cloaca da fêmea e prende suas maxilas no pescoço da fêmea;

- Machos apresentam hemipênis;

- Apresentam oviparidade, viviparidade e paternogênese.

Cópula de um casal de lagarto.



Leposoma percarinatum é uma espécie partenogenética; fêmeas depositam ovos viáveis e não existem machos. Como em outros lagartos partenogenéticos, esta espécie provavelmente é resultado de hibridização entre duas
espécies bissexuais.



Cuidado parental

- Um grande número de lagartos permanece com os ovos ou no local do ninho;
- Algumas fêmeas removem os ovos que não estão bons;
- Alguns filhotes possuem coesão social: movem, dormem e alimentam juntos;
- Durante este período os filhotes comem as fezes dos adultos inoculando seu trato digestivos com microorganismos simbiontes que facilitam a digestão de matéria vegetal.


Defesa contra predadores

- Capacidade de soltar a cauda (autotomia);


A perda da cauda é um dos principais mecanismos de defesa dos lagartos. Esta cauda quebrada de um lagarto do Sudeste da Ásia mostra como os músculos se separam com um mínimo de perda de sangue.


A cauda auto-amputada agita-se rapidamente por meio de ação muscular sustentada por metabolismo anaeróbico. A cauda quebrada da maioria das espécies de lagartos pode regenerar, mas a parte regenerada normalmente difere em forma e cor da cauda original. Esta lagartixa de Bonaire (Gonatodes antilensis) regenerou uma cauda bifurcada.

- Muitos lagartos inflam seus corpos para parecerem maiores e acovardarem um aparente predador;

- Mordidas;

- Camuflagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário